Pneus e Alinhamento de Direcções

Pneus e alinhamentos de direcção

O pneu é um dos elementos principais da sua segurança. Seja pela maior aderência à estrada, ou por diminuir a distância de travagem. Um pneu em boas condições melhora a segurança e ainda reduz o consumo de combustível.
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Como ler a marcação dos pneus

225/45/R17

225 - largura do pneu em mm
40 - altura da parte lateral do pneu em mm
R - símbolo do pneu radial
17 - diâmetro da jante em polegadas

94Y

94 - índice de carga
Y - índice de velocidade máxima

DOT 4919

49º semana do ano 2019

Substituição de dois pneus

 Se dois dos seus pneus tiverem atingido o grau de desgaste máximo, ou se estiverem danificados, deve substituí-los por pneus idênticos ou similares. Escolha obrigatoriamente pneus com as mesmas características que aqueles que já se encontram no veículo.
Porque motivo montar pneus novos (ou pneus menos desgastados) na retaguarda, em vez de o fazer na parte frontal? O condutor controla pouco ou quase nada a perda de aderência das rodas traseiras. Montar pneus novos na retaguarda permite equilibrar a aderência entre os dois eixos e por conseguinte aumentar a sua segurança: o eixo frontal, apesar de uma pequena aderência, é controlado pela sua acção no volante, enquanto que o eixo traseiro beneficia de uma aderência óptima proporcionada pelos pneus novos.

O que é TPMS?

TPMS significa “Tyre Pressure Monitoring System” (sistema de vigilância da pressão dos pneus).
É um sistema electrónico embutido utilizado para monitorizar a pressão dos pneus do seu veículo. Apresenta informações a tempo real aos condutores, alertando-os quando a pressão num ou mais pneus está inadequada.
O TPMS faz isto através de indicadores no painel do carro tais como um medidor, um visor com pictogramas ou uma luz de aviso.

Equilibragem dos pneus

A equilibragem é necessária sempre que substituir um pneu sobre a jante a fim de eliminar as vibrações e os efeitos de uma calibração do conjunto rotativo. É necessária que os pneus dianteiros e traseiros do seu veículo estejam equilibrados. Tome nota que os pneus e os órgãos mecânicos do seu veículo, tal como as suspensões, os rolamentos, e a direcção, são só alguns exemplos de órgãos que podem sofrer um desgaste prematuro se os pneus não estiverem equilibrados.

Alinhamento de direcção

Poderá ser necessária uma revisão da geometria dado que esta pode desajustar-se ligeiramente, por exemplo após um choque contra um passeio. Uma boa geometria aumenta a duração dos seus pneus, melhora aderência à estrada do seu veículo e permite uma poupança no combustível. Uma má geometria é dificilmente detectável em situação de condução; é por essa razão que a JCOAUTO recomenda que seja efectuada uma revisão da geometria a cada mudança de pneus. Note que o comportamento do seu veículo e a sua segurança poderão ser colocados em questão em caso de desajuste da geometria.
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